O Comitê Organizador dos Jogos do Rio entregou no mês passado uma carta de intenções à federação internacional de remo e selou a realização de um Mundial júnior da modalidade como evento-teste.
O torneio ocorrerá em 2015, provavelmente em agosto, quando faltará exatamente um ano para a Olimpíada (que vai de 5 a 21 de agosto de 2016).
A Lagoa Rodrigo Freitas será o palco das provas. Os organizadores cariocas já haviam se comprometido a receber o Mundial na proposta de candidatura.
Mas a confirmação só ocorreu no mês passado, quando o diretor-executivo de esportes do Rio-2016, Agberto Guimarães, visitou várias federações internacionais em uma turnê na Europa.
Entre elas, a de remo.
“Esse [Mundial júnior] é um evento que costumeiramente os comitês organizadores têm feito. Virou uma praxe. Londres-2012 fez, Pequim-2008 fez e agora nós faremos”, disse Guimarães.
Londres recebeu o evento em julho de 2011, a exatamente um ano do começo dos Jogos Olímpicos. A capital chinesa fez o mesmo, em 2007.
Segundo Guimarães, os eventos-teste serão definidos de outros esportes serão definidos futuramente.
O Mundial júnior de remo fará parte da segunda leva de competições que servem como teste para os Jogos e ocorrerão ao longo de 2015.
Também haverá dois outros períodos de campeonatos experimentais: em 2014 e em 2016. O primeiro evento preparatório será de vela, em agosto do próximo ano, que ocorrerá na Marina da Glória.
Uma lista definitiva das competições ainda está em processo de conclusão.
Algumas datas já estão reservadas, mas a maioria dos eventos permanece indefinida. Está programado, por exemplo, um teste no Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão), para o primeiro semestre de 2016.
“Mas não precisamos fazer eventos testes de todos os esportes”, afirmou Guimarães.