Diferentemente do que estava acordado desde 2012, o Rio de Janeiro não vai receber o Prêmio Laureus, que equivale ao Oscar do esporte mundial e é organizado pela fundação que leva o mesmo nome, em 2014.
Na terça-feira, em publicação em seu Diário Oficial, o Estado do Rio anunciou a dissolução da parceria. O motivo é a falta de dinheiro. O Rio se propôs a receber inúmeros eventos esportivos, entre eles o Laureus, mas as contas não fecham.
O Rio havia assinado contrato para receber o megaevento em 2013 e 2014, com opção de renovação. A ideia dos diretores do Laureus era que o vínculo se estendesse até 2016, ano dos Jogos Olímpicos. Nada feito.
A primeira festa, no ano passado, até correu bem. A cidade recebeu o evento em março. A premiação foi realizada no Theatro Municipal, recheada de estrelas da atualidade e do passado, como Michael Phelps, Sebastian Coe, Emerson Fittipaldi, Martina Navratilova etc.
Mas, dali em diante, começou um pesadelo. O Rio não pagou cerca de R$ 11 milhões aos organizadores do prêmio, e a dívida ainda persiste. Agora, veio a desistência de realizá-lo em 2014.
“A Laureus e o Estado do Rio de Janeiro acordaram que o 2014 não será realizado na cidade”, disse a fundação ao blog. “Depois de um bem-sucedido evento [no Rio] em 2013, a Laureus vai continuar a apoiar projetos sociais no Brasil”, completou a entidade, que encampa iniciativas sociais no Rio e em São Paulo.
De acordo com a fundação, os planos para o novo lugar que sediará o Prêmio Laureus de 2014 serão revelados em breve.