Com nova regra, seleção de esgrima convoca francês para Sul-Americano

Por Marcel Merguizo

A Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) convocou a seleção para os Jogos Sul-Americanos que acontecem em Santiago, no Chile, de 7 a 18 de março.

E já foi aplicada a nova regra que passou a valer este ano. A partir de agora, o ranking nacional dá vaga apenas aos dois melhores de cada gênero (masculino e feminino) e arma (espada, florete e sabre). Antes, o Brasil escalava todos pelo ranking.

A mudança possibilitou a presença do francês Ghislain Perrier, 26. Nascido em Fortaleza, ele mora na França desde pequeno, está aprendendo português e já defende o Esporte Clube Pinheiros desde o ano passado.

“Meu único propósito são os Jogos do Rio em 2016″, afirmou Perrier ao Olímpicos no fim do ano passado. Em agosto ele se desligou da Federação Francesa de Esgrima. “É, essencialmente, um regresso para casa, um desejo de encontrar minhas raízes”, disse o esgrimista que possui dupla nacionalidade.

Atualmente, o franco-brasileiro –que já competiu com a equipe do Brasil dias atrás– é o 12º do ranking nacional do florete. Por isso a nova regra o ajudou a ser convocado pelo técnico chefe da seleção brasileira, o italiano Pier Luigi Chicca.

Quem perdeu a vaga na seleção com a mudança foi o terceiro colocado do ranking nacional Heitor Shimbo, também do Pinheiros (veja os convocados abaixo).

O florete foi a única arma em que os quatro primeiros do ranking não foram chamados. No feminino, ficaram fora Augusta Oliveira, do Lindóia, e Mariana Daffner , do Pinheiros.

A escolhida para o Sul-Americano foi Nicole Camozzato, esgrimista cadete (sub-17) do Grêmio Náutico União, do Rio Grande do Sul.

Chicca já havia dito que iria chamar atletas jovens para renovar a seleção brasileira. Veja a convocação dele para os Jogos de Santiago:

 

Florete Feminino
(ranking/esgrimista/clube)
1ª – Tais Rochel (Pinheiros)
2ª – Gabriela Cecchini (cadete sub-17 – Grêmio Náutico União)
3ª – Christine Botros (Pinheiros)
6ª – Nicole Camozzato (cadete sub-17 – Grêmio Náutico União)

Florete Masculino

1º – Fernando Scavasin (Pinheiros)
2º – Guillerme Toldo (Grêmio Náutico União)
4º – João Souza (Grêmio Náutico União)
12 – Ghislain Perrier (Pinheiros)

Espada Feminina
1ª – Amanda Simeão (juvenil sub-20 – Tahlia)
2ª – Rayssa Costa (Exército)
3ª – Bianca Dantas (Barroca)
4ª – Cleia Guillon (Brasília)

Espada masculina
1º – Nicolas Ferreira (Pinheiros)
2º – Athos Schwantes (Mestre Kato)
3º – Bernardo Schowschou (Sogipa)
4º – Richard Grunhauser (Sogipa)

Sabre masculino
1º – Twilliam Guzenski (Sogipa)
2º – Renzo Agresta (Pinheiros)
3º – William Zeitounlian (Associação Paulista de Esgrima)
4º – Enrico Pezzi (juvenil sub-20 – Sogipa)

Sabre feminino
1ª – Karina Lakerbai (Associação Paulista de Esgrima)
2ª – Elora Ugo (Associação Paulista de Esgrima)