Organização marca manifestação contra lei antigay russa no Rio

Por Marcel Merguizo

Na véspera do início das competições na Olimpíada de Inverno de Sochi, a organização internacional All Out está organizando manifestações públicas contra a lei antigay russa para esta quarta-feira (5) em ao menos 14 países. No Brasil, o evento marcado pela internet está marcado para o Rio de Janeiro, sede da Olimpíada de 2016.

O movimento que se autodenomina “pelo amor e pela igualdade” –e conta com 1,9 milhão de membros em sua página na internet– conseguiu a adesão de mais de 50 atletas, a maioria dos Estados Unidos, para pedir que os patrocinadores olímpicos se pronunciem contra as leis homofóbicas da Rússia.

“Patrocinadores olímpicos: é hora de se pronunciar” e “Rússia: estamos com vocês pelo fim das leis antigay” são alguns dos cartazes que a organização quer exibir nos protestos pelo mundo todo. Outra faixa diz “Princípio 6: o esporte não discrimina”, referindo-se a um item da Carta Olímpica no qual fica claro que “qualquer forma de discriminação com relação a um país ou a uma pessoa por motivos de raça, religião, política ou gênero é incompatível com o Movimento Olímpico”.

A Carta é o principal documento do Comitê Olímpico Internacional e graças a ela houve um princípio de pressão sobre os russos em relação ao assunto. No entanto, pouco ou nada foi feito. Não haverá boicote. Somente alguns países, como os Estados Unidos, levantaram a bandeira contra a homofobia elegendo entre seus principais representantes em Sochi ex-atletas gays.

A chamada lei antigay russa, que passou a valer em meados do ano passado, provocou escândalo internacional e houve pedidos de boicote aos Jogos, pois proíbe manifestações pelos direitos dos homossexuais no país.

O presidente russo, Vladimir Putin, sempre defendeu a nova lei. Durante os Jogos, inclusive, as manifestações serão permitidas apenas em locais onde não estarão ocorrendo as disputas esportivas.

Os Jogos Olímpicos de Inverno, em Sochi, na Rússia, tem a cerimônia de abertura nesta sexta-feira (7), mas um dia antes já ocorrem algumas disputas. A Olimpíada vai até 23 de fevereiro.

Faixa da organização All Out contra a lei antigay da Rússia com imagem do presidente Vladimir Putin
Faixa da organização All Out contra a lei antigay da Rússia com imagem do presidente Vladimir Putin