Zamorano e Massú abrilhantam abertura dos Jogos Sul-Americanos

Por Paulo Roberto Conde

A cerimônia de abertura dos Jogos Sul-Americanos de Santiago, no Chile, ocorreu nesta sexta-feira e falou sobre as raízes do país-sede.

O Brasil, que está representado no evento por 481 atletas, teve Arthur Zanetti, ginasta campeão olímpico e mundial nas argolas, como porta-bandeira.

Mas o momento mais interessante foi no acendimento da pira sul-americana. Atletas medalhistas olímpicos do Chile, que nunca foi um país muito esportivo, revezaram a condução da chama até que o ex-tenista Nicolás Massú a acendeu.

X

Massú ganhou duas medalhas de ouro em Atenas-2004, as primeiras duas do país em Jogos Olímpicos.

Outro ilustre foi o ex-atacante Iván Zamorano, que teve passagens pelo Real Madrid e pela Inter de Milão e também conduziu o Chile a uma medalha olímpica de bronze em 2000.

A abertura da competição, realizada no Estádio Nacional, também teve discursos do presidente chileno, Sebastián Piñera, e de Carlos Arthur Nuzman, presidente da Organização Esportiva Sul-Americana, do COB e do Comitê Organizador da Olimpíada Rio-2016.

Os Jogos tiveram início ontem e continuarão até o próximo dia 18. O Brasil liderou o quadro de medalhas na sexta-feira, com 11 pódios.