Medalhas em 2016? Não, estrela americana quer saber da faculdade

Por Marcel Merguizo

Aos 18 anos, Missy Franklin já tem cinco medalhas olímpicas (quatro de ouro, ganhas em Londres-12) e 11 mundiais (nove de ouro, sendo seis no ano passado, em Barcelona).

Com esse currículo, logo a nadadora americana passou a ser comparada com Michel Phelps, o maior recordista de conquistas olímpicas da história com 22 medalhas sendo 18 de ouro. O compatriota já está aposentado, e a estrela adolescente americana não gosta das comparações com o astro.

Como nada diversas provas e todos estilos, Missy poderia projetar uma aproximação do recorde de Phelps já no Rio, em 2016. Poderia, mas não quer. Aliás, nem pensar nos próximos Jogos Olímpicos ela quer no momento.

Indicada ao prêmio Laureus como melhor atleta feminina de 2013, Missy respondeu à pergunta do blog Olímpicos em conferência com a imprensa do mundo todo nesta semana. Afinal,  já estabeleceu uma meta para a Rio-2016?

“Não. Absolutamente não. Mesmo em 2015, entrando em 2016, eu ainda estarei pensando na próxima semana. Eu gosto de vivenciar o momento, porque se eu projetar muito à frente e começar a estabelecer metas para o Rio, então eu vou ignorar os objetivos que eu deveria alcançar agora ou nas próximas semanas ou meses”, afirmou Missy.

“Neste momento, o meu foco principal é o Campeonato da NCAA (entre 20 e 22 março). Depois, o campeonato nacional dos Estados Unidos, me classificar para o time do Pan-Pacífico e para o Campeonato Mundial no próximo verão”, completou.

Além das metas na natação americana, Missy está dividindo sua preocupação atualmente com os estudos de psicologia, em Berkeley. Nadando pela universidade, ela não recebe dinheiro de patrocinadores.

“Não é que eu não queira os patrocínios. Um dia eu amarei ser uma nadadora profissional. Mas, no momento, eu acho que posso beneficiar-me mais como pessoa e como atleta de natação na faculdade. Até agora isso tem sido mais do que verdade”, disse.

Missy está indicada ao Laureus entre as mulheres ao lado de Nadine Angerer (futebol), Shelly-Ann Fraser-Pryce (atletismo), Ielena Isinbaieva (atletismo), Tina Maze (esqui) e Serena Williams (tenista). A premiação acontece em 26 de março, em Kuala Lumpur, capital da Malásia.

A nadadora americana Missy Franklin posa com medalha de ouro no Mundial de Barcelona, em 2013
A nadadora americana Missy Franklin posa com medalha de ouro no Mundial de Barcelona, em 2013