COB foi consultado por Cesar Cielo antes de mudança de clube e técnico

Por Paulo Roberto Conde

A ida de Cesar Cielo para o Minas Tênis Clube, consumada no mês passado, passou pelo crivo do COB (Comitê Olímpico Brasileiro).

A troca do técnico norte-americano Scott Goodrich, com quem o nadador se sagrou campeão mundial dos 50 m livre em Barcelona-2013, pelo australiano Scott Volkers, também.

O COB tem lidado diretamente com as principais esperanças do país de medalhas na Rio-2016, e Cielo está no topo da lista. Outros atletas supervisionados pela entidade são o ginasta Arthur Zanetti e a judoca Sarah Menezes, ambos campeões olímpicos, entre alguns outros.

X

Antes de assinar com o clube mineiro e mudar de treinador, ele se reuniu e ouviu sugestões da gerência de alto rendimento esportivo do comitê.

Cielo ficará bastante tempo em Belo Horizonte, mas não abre mão de passar alguns períodos no exterior (leia-se, aí, EUA). O COB consente e tem até um programa de apoio voltado a atletas nacionais que têm base no estrangeiro.

De qualquer maneira, Volkers será o técnico até o final do ciclo. Em entrevista à Folha, ele afirmou que espera ver Cielo nadando mais vezes os 100 m livre, prova em que detém o recorde mundial.