‘Convocações’ para a Olimpíada do Rio já começam a partir de setembro

Por Marcel Merguizo

Nesta quarta-feira Felipão anunciou os convocados para a seleção brasileira que disputará a Copa do Mundo (de futebol, claro) entre 12 de junho e 13 de julho deste ano.

E para os Jogos Olímpicos de 2016, quando os atletas começam a saber que estão “convocados”?

No caso do futebol, primeiramente, os brasileiros, por serem do país sede, não precisarão disputar o pré-olímpico. Mas a regra não se aplica a todos os esportes.

De acordo com o COB (Comitê Olímpico Brasileiro), nem todas as modalidades com brasileiros estão garantidas pois cada Federação Internacional tem seu regulamento que determina a classificação.

Por exemplo, atletismo e natação classificam por índice, hóquei sobre grama depende de ranking mundial assim como o tênis, ou seja, não basta ser atleta do país sede.

Desta forma, os brasileiros também começam a disputa por um lugar na Olimpíada do Rio este ano.

A Copa do Mundo de basquete masculino, que começa em agosto e acaba em setembro, na Espanha, já classifica o campeão para o Rio. No feminino, a disputa na Turquia, que começa em setembro e acaba em outubro, também vale vaga em 2016 para as campeãs.

O Campeonato Mundial de tiro esportivo, em setembro, em Granada, na Espanha, também é classificatória para os Jogos de 2016.

Outra modalidade em que a concorrência começa em 2014 é o golfe. O ranking mundial da modalidade definirá os classificados para a Rio-2016 –e o período válido é de julho de 2014 até julho de 2016.

Na ginástica, o mundial deste ano vale vaga por equipes para o pré-olímpico do ano que vem que, por sua vez, já classifica para os Jogos de 2016.

E, por falar em 2015, os Jogos Pan-Americanos de Toronto garantem vaga no Rio para atletas do hipismo (adestramento, CCE e saltos), canoagem slalom, handebol e tiro esportivo.

Enfim, a corrida olímpica já começou. Imagina depois da Copa.