#ImaginaNaNeve: projeto recruta talentos para esportes de inverno

Por Paulo Roberto Conde

O esquiador olímpico Leandro Ribela surfou na onda do “Imagina na Copa” para criar angariar fundos e incentivar o esporte de neve no país.

Há quase dois anos, ele fundou o projeto Ski na Rua, de inclusão social, em São Paulo.

Acolheu meninos de famílias carentes que trabalhavam guardando carros ou entregando água na região da USP (Universidade de São Paulo), onde Leandro treinava, e os apresentou modalidades olímpicas de esportes de neve, como o rollerski (que é praticado no asfalto e se assemelha, na prática, ao esqui cross country).

A iniciativa começou com quatro jovens, e hoje já tem 25 (todos com idade entre 10 e 21 anos). No ano passado, três deles já chegaram a competir em Ushuaia, na Argentina, um dos principais polos dos esportes em neve na América do Sul.

Jovens do projeto Ski na Rua participam de teste feito pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve (Crédito: Felippe Rodrigues/CBDN)
Jovens do projeto Ski na Rua participam de teste feito pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve (Crédito: Felippe Rodrigues/CBDN)

Para tentar aumentar o apoio aos garotos, Leandro surgiu com a ideia, há alguns meses, de fazer um “crowdfunding”, o termo em inglês para o que nada mais é que uma vaquinha online.

A hashtag para divulgar o projeto, bem sugestiva, é #ImaginaNaNeve. O período de contribuição se encerra no próximo dia 12 (quinta-feira), mesma data da abertura da Copa do Mundo.

Quem quiser doar pode acessar pelo http://benfeitoria.com/imaginananeve.

Até esta terça-feira (10), a meta já havia sido batida, mas ainda é possível colaborar. Quem financiar o #ImaginaNaNeve ganha souvenires dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014 e outros itens.

Segundo Leandro, o intuito é aumentar o alcance do projeto. “Quando fui para o ciclo olímpico de Vancouver-2010, apanhei muito. Não tínhamos uma estrutura boa. Quem sabe podemos mudar alguma coisa”, afirmou Leandro.