Brasileiro de 16 anos conquista a prata na Copa do Mundo de tiro com arco

Por Marcel Merguizo

O arqueiro Marcus Vinícius D’Almeida, de apenas 16 anos, conquistou a medalha de prata na Copa do Mundo de tiro com arco, em Lausanne, na Suíça, neste domingo (7).

Vale destacar que existe a Copa do Mundo e o Campeonato Mundial no tiro com arco. A Copa acontece todo ano. Já Mundial acontece a cada dois anos, e é o principal torneio depois da Olimpíada. O que não diminui em nada o grande feito –inédito– de Marcus Vinícius.

A Copa do Mundo é formada por quatro etapas ao longo do ano. Nelas, os atletas somam pontos de acordo com a colocação e os sete melhores (mais um representante do país sede) vão para a final da Copa, uma espécia de final das finais, esta que o brasileiro ganhou a prata. Ele, aliás, chegou na competição como segundo melhor do ranking na Copa. Até então era o nono no ranking mundial.

Ou seja, o atleta carioca é um fenômeno. Tanto pela idade quanto por se destacar em uma modalidade sem tradição de conquistas no Brasil. No mês passado, ele já havia conquistado a medalha de prata nos Jogos Olímpicos da Juventude, na China. O que o tornara uma aposta para o futuro olímpico do Brasil. A conquista deste domingo, na Suíça, mostra que ele já é realidade para os Jogos do Rio, em 2016.

A prova está no ano espetacular, que começou com recorde continental e três medalhas de ouro nos Jogos Sul-Americanos, no início de 2014, no Chile (na prova individual, no torneio masculino por equipes e no evento misto).

Bom observar que ele “descobriu” o tiro com arco em 2010, quando ainda estava em dúvida que esporte seguiria (futebol, vela, natação ou jiu-jitsu). Em 2012 chegou à seleção brasileira, onde já foi orientado pelo técnico sul-coreano Lim Heesk, pelo britânico Richard Priestman e, desde o meio deste ano, pelo italiano Renzo Ruele. Hoje o arqueiro mora em Campinas, onde fica o centro de treinamento da Confederação Brasileira de Tiro com Arco.

Ele é um menino focado e que soube aproveitar muito bem a oportunidade de estar na seleção, tem tudo para dar muito certo. Ele está mostrando para todo mundo que estará brigando pela medalha em 2016. Espero estar lá também, e que a equipe do Brasil continue conquistando mais espaço até lá”, disse Sarah Nikitin, 25, também atleta da seleção brasileira.

Na Copa do Mundo, o ouro ficou com o americano Brady Ellison, 25, prata na Olimpíada de Londres (por equipe) e bronze (individual) no Mundial de 2011.

Os dois arqueiros empataram em 28 pontos no terceiro set da final, e a decisão foi para o desempate –no qual quem acerta o melhor tiro, vence. Marcus conseguiu um nove, Brady também. Mas o tiro do americano foi mais próximo ao centro do alvo, o que lhe deu a vitória. O holandês Rick Van Der Ven ficou com o bronze. O brasileiro chegou à decisão do torneio sem perder nenhum set.

 

Marcus Vinicius D'Almeida na final da Copa do Mundo
Marcus Vinícius D’Almeida na final da Copa do Mundo