Santos deve ser base de equipes de Japão e Itália antes da Rio-2016

Por Paulo Roberto Conde

Duas nações de peso devem fazer suas preparações finais para os Jogos Olímpicos do Rio-2016 em Santos, a 72 km de São Paulo.

Segundo o presidente do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Marcelo Teixeira, as negociações estão adiantadas para que atletas da Itália e do Japão usem as instalações da Universidade Santa Cecília, da qual ele é pró-reitor. A família Teixeira é dona da instituição de ensino.

“Os dois países podem até usar a estrutura simultaneamente, em períodos diferentes”, disse ele, que é ex-presidente do Santos Futebol Clube, em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira.

De acordo com Teixeira, a intenção das equipes é que a estrutura da universidade esteja à disposição entre abril e julho de 2016 (os Jogos do Rio ocorrerão de 5 a 21 de agosto de 2016).

Para receber os pesos-pesados, a instituição de ensino deve investir em aperfeiçoamento das estruturas, principalmente nas piscinas de 50 m e 25 m que possui. A cobertura retrátil e o sistema de aquecimento serão trocados.

Outras grandes delegações já definiram os locais onde farão aclimatação antes do megaevento que ocorrerá no Rio.

Os Estados Unidos terão como base o Flamengo, na Gávea. O Reino Unido usará o complexo do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. A Austrália pode ficar em Vitória, no Espírito Santo.

Na Copa do Mundo da Fifa, Santos recebeu duas seleções: México e Costa Rica.