Tricampeã mundial e bi olímpica, a russa Ielena Isinbaieva, 32, vai voltar a treinar em outubro com a intenção de disputar os Jogos do Rio, em 2016. A informação foi dada pelo técnico da estrela, Yevgeny Trofimov, à agência de notícias russa Itar-Tass.
Isinbaieva afastou-se dos treinos e competições depois do título Mundial em Moscou, ano passado, em razão do nascimento de sua primeira filha, que aconteceu em junho deste ano.
“Nós temos sérias intenções de competir nos Jogos do Rio de Janeiro”, disse o treinador. “Ela não perdeu sua motivação para continuar sua carreira esportiva depois do nascimento da sua filha”, completou Trofimov.
A recordista mundial do salto com vara [5,06 m] está em Monte Carlo mas retornará à Rússia no final deste mês, segundo seu técnico.
Amiga e ex-companheira de treino de Isinbaieva, a brasileira Fabiana Murer, 33, disse que não conversou com a russa mas acredita que ela possa retornar em alto nível.
“Tem muitas atletas que param, são mães e voltam. A Maurren [Maggi] é um exemplo disso, parou, voltou e foi campeã olímpica [no salto em distância, em 2008]. Depende de cada uma. Se ela decidir que vai voltar, é uma excelente atleta com uma boa condição física, boa técnica e uma boa estrutura na Rússia para poder treinar. Se ela decidir voltar será em alto nível, sem problema”, disse Fabiana, na última quarta-feira.
Fabiana tem, hoje, as três melhores marcas do ano no salto com vara [4,80 m, 4,76 m e 4,72 m]. Já Isinbaieva é dona dos 11 melhores saltos da história [o mais alto, de 5,06 m].