Os dois principais astros da natação brasileira se valem, em proporções diferentes, dos Estados Unidos como base de sua preparação para os Jogos Olímpicos do Rio-2016.
Enquanto Cesar Cielo treina ocasionalmente na América do Norte, Thiago Pereira adotará o país como base permanente até a Olimpíada.
O nadador fluminense recentemente deixou a parceria com o técnico Alberto Pinto, o Albertinho, que o orientava desde 2011.
Pereira deverá ter a Califórnia como base, mas ainda não bateu o martelo em relação ao seu técnico. Ele se aconselhou com Jon Urbanchek, ex-treinador de Gustavo Borges, para chegar a um nome.
O brasileiro, medalha de prata nos 400 m medley nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, já morou em duas outras oportunidades nos EUA. Em 2005, antes do Mundial de Montréal, e entre 2009 e 2011, quando treinou na University of South California, em Los Angeles, sob comando de David Salo.
Cielo, por sua vez, está fazendo a preparação para o Mundial em piscina curta (25 m) de Doha, em dezembro, em Scottsdale, no Arizona.
O campeão olímpico em Pequim-2008 (50 m livre) está treinando sob orientação de Scott Goodrich, que o acompanhará no Mundial.
Cielo ficará nos EUA até a competição e depois voltará a Belo Horizonte, onde tem residência. Ele defende o Minas Tênis Clube.