Thiago Pereira e Cesar Cielo voltam a treinar nos EUA

Por Marcel Merguizo

Os dois principais astros da natação brasileira se valem, em proporções diferentes, dos Estados Unidos como base de sua preparação para os Jogos Olímpicos do Rio-2016.

Enquanto Cesar Cielo treina ocasionalmente na América do Norte, Thiago Pereira adotará o país como base permanente até a Olimpíada.

O nadador fluminense recentemente deixou a parceria com o técnico Alberto Pinto, o Albertinho, que o orientava desde 2011.

Pereira deverá ter a Califórnia como base, mas ainda não bateu o martelo em relação ao seu técnico. Ele se aconselhou com Jon Urbanchek, ex-treinador de Gustavo Borges, para chegar a um nome.

O brasileiro, medalha de prata nos 400 m medley nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, já morou em duas outras oportunidades nos EUA. Em 2005, antes do Mundial de Montréal, e entre 2009 e 2011, quando treinou na University of South California, em Los Angeles, sob comando de David Salo.

Cielo, por sua vez, está fazendo a preparação para o Mundial em piscina curta (25 m) de Doha, em dezembro, em Scottsdale, no Arizona.

O campeão olímpico em Pequim-2008 (50 m livre) está treinando sob orientação de Scott Goodrich, que o acompanhará no Mundial.

Cielo ficará nos EUA até a competição e depois voltará a Belo Horizonte, onde tem residência. Ele defende o Minas Tênis Clube.

Cesar Cielo e Thiago pereira curtem festa em São Paulo, em 2012 (Thiago Duran/Divulgação)
Cesar Cielo e Thiago pereira curtem festa em São Paulo, em 2012 (Thiago Duran/Divulgação)