Bicampeão mundial, ouro e prata olímpicas e considerado por muitos como o melhor levantador de todos os tempos, Ricardinho garante que, aos 38 anos, está em ótima forma e pronto para servir a seleção brasileira caso seja preciso.
“A seleção está bem servida de levantadores. Mas, se precisarem de alguém, alguma urgência, com certeza estarei à disposição. Nunca direi não para a seleção. Ter outra medalha olímpica… e em casa… Estou sempre à disposição, sei bem o que é vestir a camiseta do Brasil, o que é conquistar uma medalha, me emociona”, disse o levantador e presidente do Maringá, uma das 12 equipes da Superliga masculina que começa neste sábado.
Ouro na Olimpíada de Atenas-2004, nos Mundiais da Argentina-2002 e do Japão, Ricardinho foi considerado um revolucionário da posição. Tornou o jogo mais rápido, com levantamentos cada vez mais ousados.
Porém, antes dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio, foi cortado da seleção devido a um polêmico atrito com o técnico Bernardinho. Voltou à seleção, mas apenas cinco anos depois. Foi reserva dos Jogos de Londres, em 2012. Angariou mais uma medalha, a de prata, para o currículo.
Agora, Ricardinho comanda dentro e fora de quadra o Maringá, cidade do Norte do Panará onde começou a jogar e onde a família ainda mora.
“Cada temporada a ansiedade é a mesma. Sinto um respeito grande dos mais novos, pelo que a minha geração conquistou, trazendo muitos fãs. Muitos deles assistiram as medalhas que a gente conquistou. Me anima, me arrepia. Há 30 anos durmo e acordo falando de vôlei. Nunca falei de futebol na minha vida”, afirma.
Com uma equipe que pode estar entre as melhores da Superliga, o levantador se preparou para brilhar sem se preocupar com os 38 anos de idade.
“Me preparei fisicamente. Estou com nutricionista pessoal. Não coloco data [para aposentadoria]. Não tenho dores. Não tenho lesão séria. Treino com garotos de 22 anos e eles cansam antes de mim. Estou com acompanhamento, suplementação. Contratei um nutricionista para mim. Cinco meses de trabalho. Foram 12 ou 11 quilos que perdi e estou com 8% de gordura no corpo. Estou louco para me divertir e fazer minhas maluquices dentro de quadra”.
E alguém duvida das loucuras de Ricardinho?