A reeleição de Dilma Rousseff (PT), neste domingo (26), despertou diversas reações nas redes sociais, inclusive de atletas brasileiros contrários à vitória da presidente.
No início da noite desta segunda-feira (27), então, uma das principais líderes entre os atletas fora das quadras, campos, piscinas e pistas, também usou o Twitter, mas para criticar a atitude polêmica de companheiros de esporte –principalmente em relação a jogadores de vôlei, muitos deles da seleção brasileira como Sheilla, Lucão e Nalbert, como ela mesma citou posteriormente.
A convite do blog Olímpicos, Ana Moser explicou sua posição com o texto abaixo:
“O Brasil sai fortalecido deste último processo eleitoral. A cada eleição mais e mais pessoas se envolvem e participam de diferentes maneiras, debatem, formulam opiniões, tomam um lado. As redes sociais são palanques acessíveis a qualquer um se expressar. Porém a disputa apertada do domingo acirrou ainda mais os ânimos e o lado derrotado sentiu e reagiu.”
“Vi muitas manifestações pesadas de pessoas mais e menos populares, até que deparei com mensagens de atletas do voleibol e não resisti. Na minha visão o pessoal exagerou, não pensou antes de teclar. ‘Fair play’ acima de qualquer coisa, sem desmerecer o processo democrático. Me senti envergonhada com a falta de bom senso dos meus colegas. Afinal não é competição, é eleição. Não se trata de vestir a camisa de torcida, se toma ideologicamente um lado antes e, depois, são todos do mesmo lado, do lado do Brasil.”
“Mas, como disse antes, estamos avançando a cada eleição, vivendo e aprendendo a jogar.”
Ana Moser é medalhista olímpica de bronze em Atlanta-1996, presidente do Instituto Esporte & Educação e da organização sem fins lucrativos Atletas pelo Brasil