Dupla brasileira é favorita a melhor do mundo e feito inédito na vela

Por Marcel Merguizo
Martine (à esq.) e Kahena já são consideradas favoritas à medalha na Rio-2016
Martine (à esq.) e Kahena comemoram título do Mundial de vela, na Espanha

As brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze são as favoritas ao prêmio ISAF Rolex Melhor Velejador do Mundo, que será entregue pela Federação Internacional de Vela nesta terça-feira (4), em Palma de Mallorca, na Espanha.

As velejadoras de 23 anos são as atuais campeãs mundiais de 49erFX, nova classe olímpica, e venceram a maioria do eventos internacionais desde 2013. Apenas em 2014 foram seis títulos.

A dupla lidera o ranking mundial da classe desde novembro do ano passado e já é considerada favorita à medalha nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

O Brasil já faturou este prêmio da ISAF outras três vezes: Robert Scheidt, em 2001 e 2004, e Torben Grael, em 2009. Torben é pai de Martine e, se a filha vencer, será um feito inédito, pois nunca pai e filho(a) receberam esse mesmo prêmio, que existe desde 1994.

Na premiação feminina, Martine Grael e Kahena Kunze concorrem com a britânica Steph Bridge (kitesurfe) e a francesa Charline Picon (windsurfe).

Já entre os homens concorrem os australianos Mat Belcher e Will Ryan, os neozelandeses Peter Burling e Blair Tuke, o americano Bill Hardesty, o britânico Giles Scott e o australiano James Spithill.

Martine e Kahena competem na Copa Brasil de vela
Martine e Kahena competem na Copa Brasil de vela