O Comitê Olímpico Australiano divulgou nesta semana onde será o “QG” da equipe durante os Jogos Olímpicos do Rio, entre 5 e 21 de agosto de 2016, e os Jogos Paraolímpicos, no mês seguinte.
A operação vai funcionar onde hoje fica o Espaço Rio. A entidade rebatizou o local, que fica a apenas 1,3 quilômetro da Vila Olímpica, entre a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes, de The Edge.
Em uma tradução livre, seria algo como o “cantinho” australiano.
A instalação servirá de base para a preparação dos competidores e terá uma ampla gama de equipamentos: duas piscinas pequenas, dois gramados de futebol, uma meia-quadra de basquete, três ginásios e escritórios.
Uma equipe multidisciplinar com nutricionistas, fisioterapeutas, cientistas e médicos trabalhará no local já antes do evento.
Segundo o Comitê Olímpico da Austrália, Rússia e França também estavam interessados na instalação.
Adquirir o espaço foi considerado fundamental pelo país da Oceania, que tem como meta ficar entre os cinco primeiros colocados no quadro geral de medalhas.
Além dos australianos, os Estados Unidos e o Reino Unido já anunciaram seus quartéis-generais para a Rio-2016.
Os norte-americanos usarão as instalações do Flamengo, enquanto os britânicos terão como sede o Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte.