Antes de Mundial em Doha, Cesar Cielo disputa torneio nos EUA

Por Paulo Roberto Conde

Tricampeão mundial dos 50 m livre em piscina olímpica (50 m), o nadador Cesar Cielo está em fase final de preparação para seu maior desafio no ano: o Mundial em piscina curta (25 m) de Doha, no Qatar, que vai de 3 a 7 de dezembro.

Antes disso, ele terá mais um compromisso. Cielo disputará neste final de semana (sábado e domingo) uma competição masters aberta no Arizona.

Será a última avaliação dele antes de Doha. O campeão olímpico dos 50 m livre em Pequim-2008 quer saber em que grau está sua preparação.

Ele tem treinado há alguns meses nos Estados Unidos, sob orientação de Scott Goodrich. Nas últimas semanas, tem intensificado as atividades, a ponto de “não ter tempo para mais nada”.

Cesar Cielo durante treinamento em setembro de 2013 (Crédito: Eduardo Knapp/Folhapress)
Cesar Cielo durante treinamento em setembro de 2013, em São Paulo (Crédito: Eduardo Knapp/Folhapress)

No torneio no Arizona, Cielo quer nadar tempos próximos aos feitos no Troféu José Finkel, há três meses. Na ocasião, ele cravou 20s68 nos 50 m livre, melhor marca do ano.

No Mundial de Doha, o paulista abdicará dos 50 m borboleta, prova da qual é bicampeão mundial em piscina de 50 m. Vai nadar apenas os 50 m livre, os 100 m livre e os revezamentos 4 x 100 m livre e 4 x 100 m medley.

Ele também pode ser incluído em revezamentos 4 x 50 m, que farão sua estreia em campeonatos mundiais.

Cielo tentará melhorar seus melhores tempos nas provas individuais e, quem sabe, bater os recordes mundiais delas.

Ele já foi campeão do mundo em piscina curta em 2010, em Dubai, quando fez dobradinha ao vencer ambas.