O Campeonato Mundial de florete feminino e sabre masculino, por equipes, será realizado em abril de 2016, no Rio, e servirá como evento-teste da esgrima para os Jogos Olímpicos, que acontecem de 5 a 21 de agosto.
A decisão foi tomada pela FIE (Federação Internacional de Esgrima) nesta semana e selecionou as duas armas porque as disputas por equipes de ambas não estarão no programa da Rio-2016. Será a primeira vez que o Brasil recebe um evento de tamanha importância na esgrima.
A explicação é a seguinte: nos Jogos do Rio não haverá provas por equipe no sabre masculino e no florete feminino em razão do rodízio que acontece a cada edição olímpica. Ou seja, haverá provas das seis modalidades individuais (florete, espada e sabre, tanto no masculino quanto no feminino) mas apenas quatro por equipes.
Como em ano de Jogos Olímpicos não há Campeonato Mundial, com exceção das armas que não participam da Olimpíada naquele ano, a competição de sabre masculino e florete feminino será feita no Rio, em abril de 2016, já com a intenção de testar a arena que vai ser construída dentro do Parque Olímpico da Barra.
Assim, ficou acordado entre a FIE, o comitê organizador da Rio-2016 e a Confederação Brasileira de Esgrima que haverá duas competições como evento-teste no local: além do Mundial já citado, o Grand Prix de espada masculina e feminina, um na sequência do outro.
O Campeonato Mundial (com todas modalidades) acontece em 2015 em Moscou, na Rússia, e, depois, em 2017, em Leipzig, na Alemanha.