O francês Florent Manaudou, 24, é conhecido mundialmente pela velocidade de seu nado. E, no Brasil, pela rivalidade com Cesar Cielo e Bruno Fratus nas provas de 50 m livre.
O que passa à margem em entrevistas e artigos sobre Manaudou, atual campeão olímpico dos 50 m livre, é que ele é um aficionado por internet e redes sociais.
Na verdade, é mais do que isso. O próprio Manaudou se autodefine como um “nerd, que passa um monte de tempo em frente ao videogame e em redes sociais”.
Tamanha é a empolgação com a possibilidade de interagir com os fãs que ele e outros dois colegas criaram uma rede social totalmente dedicada ao esporte.
Ela se chama Wineven e pode ser acessada no site www.wineven.com. “Acredito muito nesse projeto. Nós temos a ambição de tornar o Wineven o Facebook do esporte”, afirmou Manaudou à Folha.
A plataforma é bem semelhante ao Facebook. É possível postar fotos e vídeos, escrever posts diários, aumentar sua rede de amigos fãs do esporte etc.
“Esta rede social permite colocar em relação apaixonados pelo esporte, como fãs e torcedores, e atletas, tanto amadores quanto profissionais”, explicou o nadador.
Manaudou se autodenomina padrinho da empreitada. O site é todo em francês, mas a pretensão é expandir em breve o idioma e o alcance mundial.