Toronto entrega pista de atletismo em universidade que será CT do Brasil

Por Marcel Merguizo
Estádio de atletismo dos Jogos Pan-Americanos de Toronto na York University (Divulgação)
Estádio de atletismo dos Jogos Pan-Americanos de Toronto na York University (Divulgação)

Nesta quinta-feira (7) ficou pronta a pista de atletismo dos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Não quer dizer que o estádio esteja terminado a 64 dias para o início das disputas na cidade canadense. Ainda falta instalar mais da metade das cadeiras no local das provas de campo e pista dentro da York University.

O CIBC (sigla de Canadian Imperial Bank of Commerce, patrocinador principal do evento) Stadium possui apenas três mil lugares para o público. Como legado dos Jogos, ganhará mais dois mil assentos provisórios. E, durante as disputas do atletismo no Pan, poderá receber até 12.000 espectadores em novas cadeiras provisórias. O custo estimado do projeto é de US$ 52.949.120 (cerca de R$ 135 milhões).

A capacidade é menor que a do estádio TelMex, em Zapopan, sede do atletismo no Pan de Guadalajara-2011, e bem abaixo do Engenhão, que recebeu os atletas no Pan do Rio-2007 com capacidade para 45 mil torcedores (mas que ainda não tinha liberado todos os lugares à época).

Além de receber as provas de atletismo do Pan em seu estádio, a York University também servirá de centro de treinamento do Time Brasil em Toronto. O COB já reservou o lugar para os atletas se prepararem durante o evento, como fez como o clube Crystal Palace, durante os Jogos Olímpicos de Londres-2012.