Zé Roberto planeja ‘tour’ para acompanhar jogadoras no exterior

Por Paulo Roberto Conde

A comissão técnica da seleção feminina de vôlei, equipe nacional mais premiada nos últimos anos, farão um acompanhamento especial com as jogadoras que atuam fora do país para chegar da melhor maneira possível aos Jogos Olímpicos do Rio-2016.

Zé Roberto Guimarães e seu estafe programam fazer inúmeras viagens ao exterior para ver de perto algumas delas jogar.

Eles devem fazer visitas a Sheilla, Fabiola e Fê Garay nos próximos meses. Elas atuam, respectivamente, na Turquia e na Rússia.

“É importante monitorar o que acontece mundo afora”, disse o técnico. “Eu, o Paulo Coco e outros da comissão vamos fazer um tour para checar o que elas precisam, como estão, como vai a forma física, etc.”

Zé Roberto orienta jogadoras da seleção brasileira feminina de vôlei
Zé Roberto orienta jogadoras da seleção brasileira feminina de vôlei

A maioria das jogadoras da seleção atua dentro do Brasil. Estão divididas nas principais equipes nacionais, como Rio de Janeiro, Osasco e Sesi.

Embora a tendência nos últimos anos tenha sido a de retornar ao vôlei brasileiro, o técnico não acha que isso deve ser regra. Nem que uma volta delas para o país deva ocorrer para facilitar a preparação para a Rio-2016.

“A decisão de onde deseja jogar é muito particular. Cada jogadora tem de definir sua vida”, concluiu.

A seleção feminina buscará no Rio seu terceiro ouro olímpico consecutivo (foi ao topo do pódio em Pequim-2008 e Londres-2012). A equipe já está classificada para o megaevento.