Cavaleiro e basqueteiro, Raí mostrará o Brasil olímpico na TV francesa

Por Marcel Merguizo

A TV pública da França, que detém os direitos de transmissão dos Jogos do Rio, já escolheu quem vai apresentar o país olímpico em 2016 para os franceses: Raí.

Aos 50 anos, completados na última sexta-feira (14), o ex-jogador do São Paulo e da seleção brasileira tem uma ligação estreita com a França. Além dos cinco anos jogando e levantando troféus pelo PSG, Raí também é Cavaleiro (não aqueles do hipismo, claro) da Ordem da Legião de Honra, título do primeiro nível da Ordem Nacional francesa, entregue a ele pelo presidente François Hollande, em 2013.

“Vou cobrir a Olimpíada. Não para comentar futebol. Eles querem entender o que é a Olimpíada no Brasil, entender o Rio, o impacto dos Jogos”, disse Raí ao blog Olímpicos.

A partir de janeiro, mensalmente, até os Jogos Olímpicos, Raí apresentará pela France TV “o lado cultural do país” aos franceses.

“Estou bastante feliz. E ainda vou passar toda a Olimpíada com eles. Sou um apaixonado por esporte, já fui a torneios de tênis, acompanho pela basquete pela TV, vôlei, também tenho curiosidade em ver atletismo na Olimpíada”, contou Raí que, dos 12 aos 14 anos, antes de começar no futebol, jogou basquete pela Recreativa de Ribeirão Preto.

Sobre os Jogos Olímpicos do Rio, à Folha, Raí se mostrou pessimista em relação ao legado esportivo que ficará para o país.

“Vai ter um impacto grande no Rio. Mas muito aquém do que poderia ser. O Brasil não se mexeu na questão do esporte em si. O país que vai receber a Olimpíada ainda tem carência em todos os níveis de esporte, no acesso ao esporte, não se colocou nenhuma meta do esporte escolar ou nas cidades. Não deveria ser apenas um país que recebe um grande evento mas que reconhece a importância do esporte, isso foi perto de nulo. Foi bastante decepcionante. O legado esportivo não vai ficar. Teve investimento em alguns centros de excelência, o que tem sua importância. Repensar o sistema nacional de esporte é no que o movimento olímpico poderia estar bem adiantado.”

X