“Nós, o Norte”. Assim o Toronto Raptors identifica o lugar onde está construindo um novo centro de treinamento na entrada de um parque da cidade.
Aqui, ao norte da América do Norte, faz frio em boa parte do ano. Muito frio! Com até dois dígitos negativos no inverno.
E o que as pessoas fazem quando o verão chega? Não veem a hora de sair de casa.
Os Jogos Pan-Americanos ocorrem “no mês em que faz calor” na maior cidade do Canadá, como me definiu um morador.
Então, com tempo seco e sem brisa vindo do enorme Lago Ontario, os 22º, 23º ou 24º C dos últimos dias trazem o clima ideal para os canadenses tirarem do armários seus shorts, saias e camisetas regatas.
E uma das opções dos moradores e turistas que estão na cidade neste mês de julho é o festival Panamania.
Com entrada gratuita, ele reúne apresentações musicais, circenses e opções gastronômicas para o público em vários pontos da cidade.
Um destes festivais fica dentro do Parque Pan-Americano, local que reúne mais modalidades nestes Jogos (16).
Ao lado do centro financeiro de Toronto e com transporte público na porta, o parque esteve lotado neste sábado e domingo, primeiros dias de medalhas no Pan.
Ou seja, você pega o bondinho (sim, e eles chamam de “street car”), vai a um parque limpo e seguro, escolhe sua comida em um food truck (eles mesmos, aqui é cheio), senta no chão, numa cadeira gigante ou numa mesa de piquenique e ainda assiste a um show de circo, ouve um grupo cubano de salsa ou um jazz.
Bom programa para um fim de semana? Imagine então com o sol se pondo apenas às 21h… É o que acontece no verão de Toronto.
Se quiser gastar um pouquinho, pode comprar ingressos para assistir a jogos de rúgbi, vôlei de praia, apresentações de ginástica artística ou patinação. Nas próximas semanas também ocorrerão no Parque Pan-Americano as partidas de vôlei, handebol, squash, raquetebol.
O espaço todo é recheado de brincadeiras e jogos, bancado por patrocinadores que expõe suas marcas em grandes tendas. A fabricante de automóveis montou um autorama gigante. A de viagens, um jogo de dardo no mapa mundi. A de cerveja? Bom, eles montaram uma área VIP em que só entram maiores de 18 anos.
E tem telão para todo o lado mostrando as disputas ao vivo. Os canadenses piraram com as competições de nado sincronizado e saltos ornamentais nas TVs.
Como nem tudo é perfeito, nem mesmo no Canadá (acredite), há filas enormes para comprar cachorro-quente, hambúrguer, milho cozido, waffle, tacos, pernil e até para a loja oficial de produtos do Pan.
De graça, além da diversão, a água. Algo comum em boa parte dos locais públicos da cidade.
Enfim, assim o Norte curte os poucos dias de verão em meio a um Pan-Americano. Aproveitando enquanto “winter isn’t coming…”.