Natação australiana fará preparação para a Rio-2016 no ‘berço’ de Cielo

Por Paulo Roberto Conde

A tradicional equipe australiana de natação fará sua preparação para os Jogos Olímpicos do Rio-2016 na Universidade de Auburn, nos Estados Unidos.

O técnico-chefe da equipe, o holandês Jacco Verhaeren, afirmou na quinta-feira (30), em Kazan, que a delegação viajará para o Alabama e, de lá, seguirá para o Rio.

Auburn é considerado um dos principais núcleos de preparação de velocistas do mundo. Seu treinador principal é justamente um australiano, Brett Hawke, que foi finalista olímpico dos 50 m livre nos Jogos de Atenas-2004.

Hawke e Auburn ganharam notoriedade no Brasil por terem fortes ligações com Cesar Cielo. O nadador brasileiro teve a universidade como base, e Hawke como técnico, entre 2006 e 2009, período em que foi campeão olímpico e mundial dos 50 m livre.

Atualmente, Auburn serve como base de outros nadadores brasileiros, como Bruno Fratus e Arthur Mendes Filho.

Depois de um desempenho péssimo nos Jogos de Londres-2012, de onde saiu com apenas uma medalha de ouro, a forte natação australiana se recuperou um pouco no Mundial de Barcelona-2013, foi bem no Pampacífico de 2014 (em Gold Coast) e tem expectativa de retomar sua melhor fase em Kazan, cujas provas de natação começam neste domingo.