Coletânea sobre criador da Olimpíada ganha tradução para o português

Por Paulo Roberto Conde

Devido ao fato de os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio, serem os primeiros realizados em um país de língua portuguesa, um livro que reúne as ideias e textos do fundador do Movimento Olímpico foi traduzido para o idioma e será lançado no mês que vem no Brasil.

“Pierre de Coubertin: Olimpismo – Seleção de Textos”, da editora da PUC-RS, é um colosso de 892 páginas que disseca vida e obra do francês Pierre de Coubertin (1863-1937) –o livro já tinha versões em inglês, alemão, francês e espanhol.

Foi Coubertin que fundou o COI (Comitê Olímpico Internacional) em 1894, criou os Jogos Olímpicos da chamada “era moderna” e cunhou o Olimpismo, a filosofia de vida por meio dos ideais olímpicos e do esporte.

O livro é editado pelo expert alemão Norbert Müller, um dos maiores estudiosos sobre Movimento Olímpico e Coubertin no mundo, e pelo brasileiro Nelson Todt, coordenador do grupo de pesquisa em Estudos Olímpicos da PUC-RS e presidente do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin.

Müller também é presidente do Comitê Internacional Pierre de Coubertin.

Capa de "Pierre de Coubertin: Olimpismo - Seleção de Textos" (Crédito: Reprodução)
Capa de “Pierre de Coubertin: Olimpismo – Seleção de Textos” (Crédito: Reprodução)

O prólogo do livro é assinado pelo atual presidente do COI, o alemão Thomas Bach. Lá pelas tantas, Bach afirma estar certo de “que esta primeira antologia de textos de Coubertin oferecerá novos conhecimentos e novos impulsos ao Movimento Olímpico nos países de língua portuguesa”.

O sobrinho-neto de Coubertin, Geoffroy de Navacelle, também assina texto introdutório da obra.

O lançamento oficial da obra traduzida para o português ocorreu no último sábado (10), em Lisboa. Haverá dois eventos semelhantes no Brasil: no dia 6 de novembro, no Rio, em local a ser definido; e uma semana depois em Porto Alegre, no Museu de Ciências e Tecnologia da capital gaúcha.

O francês Pierre de Coubertin, fundador do Comitê Olímpico Internacional (Crédito: Reprodução)
O francês Pierre de Coubertin, fundador do Comitê Olímpico Internacional (Crédito: Reprodução)

Ele não será vendido e tem uma tiragem inicial de 200 exemplares.

A boa notícia é que o livro pode ser lido gratuitamente por meio deste link aqui: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/Ebooks/Pdf/978-85-397-0736-2.pdf