Devido ao fato de os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio, serem os primeiros realizados em um país de língua portuguesa, um livro que reúne as ideias e textos do fundador do Movimento Olímpico foi traduzido para o idioma e será lançado no mês que vem no Brasil.
“Pierre de Coubertin: Olimpismo – Seleção de Textos”, da editora da PUC-RS, é um colosso de 892 páginas que disseca vida e obra do francês Pierre de Coubertin (1863-1937) –o livro já tinha versões em inglês, alemão, francês e espanhol.
Foi Coubertin que fundou o COI (Comitê Olímpico Internacional) em 1894, criou os Jogos Olímpicos da chamada “era moderna” e cunhou o Olimpismo, a filosofia de vida por meio dos ideais olímpicos e do esporte.
O livro é editado pelo expert alemão Norbert Müller, um dos maiores estudiosos sobre Movimento Olímpico e Coubertin no mundo, e pelo brasileiro Nelson Todt, coordenador do grupo de pesquisa em Estudos Olímpicos da PUC-RS e presidente do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin.
Müller também é presidente do Comitê Internacional Pierre de Coubertin.
O prólogo do livro é assinado pelo atual presidente do COI, o alemão Thomas Bach. Lá pelas tantas, Bach afirma estar certo de “que esta primeira antologia de textos de Coubertin oferecerá novos conhecimentos e novos impulsos ao Movimento Olímpico nos países de língua portuguesa”.
O sobrinho-neto de Coubertin, Geoffroy de Navacelle, também assina texto introdutório da obra.
O lançamento oficial da obra traduzida para o português ocorreu no último sábado (10), em Lisboa. Haverá dois eventos semelhantes no Brasil: no dia 6 de novembro, no Rio, em local a ser definido; e uma semana depois em Porto Alegre, no Museu de Ciências e Tecnologia da capital gaúcha.
Ele não será vendido e tem uma tiragem inicial de 200 exemplares.
A boa notícia é que o livro pode ser lido gratuitamente por meio deste link aqui: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/Ebooks/Pdf/978-85-397-0736-2.pdf