Franceses vão usar clube no Rio para promover candidatura de Paris-2024

Por Marcel Merguizo
Cavaleiros treinam antes do Athina Onassis Horse Show de 2011, na Sociedade Hípica Brasileira, no Rio (Rafael Andrade/Folhapress)
Cavaleiros treinam antes do Athina Onassis Horse Show de 2011, na Sociedade Hípica Brasileira (Rafael Andrade/Folhapress)

Palco de eventos equestres e bailes famosos, do Carnaval ao aniversário da cidade, a Sociedade Hípica Brasileira, no Rio, vai servir para os franceses promoverem a candidatura de Paris para a Olimpíada de 2024.

O acordo já firmado entre o clube que fica na Lagoa Rodrigo de Freitas e o Comitê Olímpico da França prevê que o local seja sede de uma espécie de centro VIP de recepção em 2016.

E, além de receber festas e jantares comemorativos durante os Jogos do Rio, a Hípica servirá para os franceses promoverem a campanha olímpica de sua capital.

Além de Paris,  Budapeste, Roma, Hamburgo e Los Angeles vão concorrer à ser sede dos Jogos Olímpicos de 2024. A escolhida será conhecida em setembro de 2017 em Lima, no Peru.

Paris é considerada favorita. A cidade francesa, berço do movimento olímpico moderno, já recebeu os Jogos em 1900 e 1924.

No Rio, em 2016, o “Club de France” vai ocupar o corredor central das pistas, o salão nobre, o restaurante e os picadeiros da Hípica. O sócio do clube terá livre acesso a todas essas instalações.

Segundo o clube, “além de prestígio, o projeto ainda vai render um aporte financeiro de uma quantia considerável de aluguel”.

Anúncio da candidatura de Paris, em junho (Ian Langsdon/Efe)
Anúncio da candidatura de Paris, em junho (Ian Langsdon/Efe)