Sem Cesar Cielo, técnico Arilson Silva passa a treinar velocista ucraniano em São Paulo

Por Paulo Roberto Conde

Arilson Silva não treinará Cesar Cielo nos próximos meses, porque o velocista brasileiro se mandou para Phoenix, nos Estados Unidos, para tentar se recuperar antes do Troféu Maria Lenk, última seletiva nacional para a Rio-2016.

Mas o técnico não ficará à toa. Desde a terça-feira passada (5), ele está a cargo da preparação do ucraniano Andriy Govorov, 23, que vai treinar em São Paulo até os Jogos do Rio. Silva contou à *Folha* que Govorov pediu para vir ao Brasil no final do último ano e teve a solicitação aceita.

Govorov é um atleta de ponta que, se não está no panteão dos maiorais nas provas de velocidade, tem um currículo sólido. No Mundial de Kazan, na Rússia, em agosto passado, ele ficou em quinto lugar nos 50 m livre e nos 50 m borboleta.

O ucraniano Andriy Govorov durante o Campeonato Europeu em piscina curta, em dezembro (Crédito: Jack Guez - 5.dez.2015/AFP)
O ucraniano Andriy Govorov durante o Campeonato Europeu em piscina curta, em dezembro (Crédito: Jack Guez – 5.dez.2015/AFP)

O ucraniano também tem duas medalhas em Campeonatos Mundiais em piscina curta (25 m): prata nos 50 m borboleta em Dubai-2010 e bronze na mesma prova em Doha-2014.

Silva tem treinado Govorov no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, no Ibirapuera, na zona sul de São Paulo –o europeu dividiu alguns treinos com Cielo, que está nos EUA desde segunda.

O técnico já orientou o ucraniano em um clube italiano depois dos Jogos Olímpicos de Londres-2012, na cidade de Caserta. A parceria durou até o Mundial de Barcelona-2013.