Principal torneio da natação nacional, o Troféu Maria Lenk deste ano vai servir também como seletiva final e evento-teste para os Jogos Olímpicos do Rio.
A competição, que ocorrerá de 15 a 20 de abril dentro do centro aquático do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, terá diversas novidades em relação às suas edições tradicionais.
A programação do Maria Lenk terá disputa apenas de provas com distâncias olímpicas, diferentemente do que ocorre anualmente. Por exemplo, provas de 50 m estilo (borboleta, costas e peito) não entram no torneio.
A decisão tomada pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) é no sentido de canalizar o esforço dos nadadores para o que realmente interessa.
Até por isso, a entidade estuda se haverá disputas dos revezamentos entre clubes ou não. É mais provável que elas não ocorram para todos se foquem na obtenção de tempos abaixo dos índices estabelecidos.
Como será um evento-teste olímpico, o torneio será aberto a estrangeiros. Provavelmente após as eliminatórias, haverá duas finais: uma exclusiva a brasileiros e outra para os gringos.
A primeira seletiva nacional foi realizada em dezembro, em Palhoça (SC), 20 atletas se garantiram momentaneamente nos Jogos do Rio.