A primeira sensação é a de que alguns preciosos minutos –ou até horas– serão gastos na frente do celular/tablet/desktop com os joguinhos com esportes olÃmpicos na plataforma lançada pelo Google na noite desta terça-feira (23).
Ainda mais para quem é da “Geração Master System” e vai se lembrar do consagrado Jogos de Verão, no qual era necessário não mais do que apertar rapidamente dois ou três botões para surfar, andar de patins ou skate.
É assim também no site “O Brasil Inteiro Joga” (www.obrasilinteirojoga.com.br). Para participar de uma prova de natação, corrida, tiro com arco, jogar uma partida futebol ou até de badminton, bastam toques rápidos ou um arrastar de dedos na tela. Tudo simples e leve –e divertido– como nos anos 80. O “até” do badminton é usado no vÃdeo de apresentação das personagens-atletas Julia e Zé.
A plataforma do Google (que conta com patrocÃnio da Nissan, Claro, Skol e Visa) ainda conta com vÃdeos de youtubers (e seus milhões de seguidores) e textos com curiosidades sobre os Jogos OlÃmpicos. Aqui vale um destaque: como o Google não tem parceria nem é patrocinador olÃmpico, não usa palavras, sÃmbolos ou quaisquer referências aos Jogos na página.
Além da diversão e da inserção pré-Jogos, a ideia da empresa com o site (disponÃvel em inglês e português) é também ajudar os torcedores a se encontrarem no Rio. Hoje, já está no ar um mapa no qual é possÃvel saber onde estão as arenas olÃmpicas e os principais pontos turÃsticos da Cidade Maravilhosa.
Pouco antes e durante as disputas, que acontecem de 5 a 21 de agosto, este mapa olÃmpico estilizado vai ter dados básicos como linhas de ônibus para se locomover para as competições e também vai se utilizar de informações disponÃveis em redes sociais (contas abertas apenas, diz o Google) para criar “zonas de calor”.
Basicamente, como funcionará este Big Data na cidade olÃmpica: se muitas pessoas estiverem falando nas redes sociais sobre um mesmo assunto em um mesmo momento em determinada região, esse local vai ser identificado no mapa. E, assim, vai ser possÃvel saber, por exemplo, que há uma concentração de pessoas referindo-se à Holanda na Lagoa Rodrigo de Freitas ou à Itália no Parque OlÃmpico da Barra. Então, se for do interesse, vá pra lá!