Google lança plataforma com joguinhos e pretende ajudar torcedores com mapa olímpico do Rio

Por Marcel Merguizo

Google_certo1

A primeira sensação é a de que alguns preciosos minutos –ou até horas– serão gastos na frente do celular/tablet/desktop com os joguinhos com esportes olímpicos na plataforma lançada pelo Google na noite desta terça-feira (23).

Ainda mais para quem é da “Geração Master System” e vai se lembrar do consagrado Jogos de Verão, no qual era necessário não mais do que apertar rapidamente dois ou três botões para surfar, andar de patins ou skate.

É assim também no site “O Brasil Inteiro Joga” (www.obrasilinteirojoga.com.br). Para participar de uma prova de natação, corrida, tiro com arco, jogar uma partida futebol ou até de badminton, bastam toques rápidos ou um arrastar de dedos na tela. Tudo simples e leve –e divertido– como nos anos 80. O “até” do badminton é usado no vídeo de apresentação das personagens-atletas Julia e Zé.

A plataforma do Google (que conta com patrocínio da Nissan, Claro, Skol e Visa) ainda conta com vídeos de youtubers (e seus milhões de seguidores) e textos com curiosidades sobre os Jogos Olímpicos. Aqui vale um destaque: como o Google não tem parceria nem é patrocinador olímpico, não usa palavras, símbolos ou quaisquer referências aos Jogos na página.

Além da diversão e da inserção pré-Jogos, a ideia da empresa com o site (disponível em inglês e português) é também ajudar os torcedores a se encontrarem no Rio. Hoje, já está no ar um mapa no qual é possível saber onde estão as arenas olímpicas e os principais pontos turísticos da Cidade Maravilhosa.

Pouco antes e durante as disputas, que acontecem de 5 a 21 de agosto, este mapa olímpico estilizado vai ter dados básicos como linhas de ônibus para se locomover para as competições e também vai se utilizar de informações disponíveis em redes sociais (contas abertas apenas, diz o Google) para criar “zonas de calor”.

Basicamente, como funcionará este Big Data na cidade olímpica: se muitas pessoas estiverem falando nas redes sociais sobre um mesmo assunto em um mesmo momento em determinada região, esse local vai ser identificado no mapa. E, assim, vai ser possível saber, por exemplo, que há uma concentração de pessoas referindo-se à Holanda na Lagoa Rodrigo de Freitas ou à Itália no Parque Olímpico da Barra. Então, se for do interesse, vá pra lá!

 

Google_errado1