Vôlei do Brasil jogará à noite na quadra e durante o dia na praia na Olimpíada

Por Marcel Merguizo
X

Os fãs do vôlei brasileiro podem ficar tranquilos com a maratona de jogos na Olimpíada. Será possível acompanhar as partidas das duplas e das equipes nacionais ao vivo –pela TV, no Maracanãzinho ou em Copacabana– durante os Jogos do Rio.

Apesar de grupos, confrontos e horários dos jogos ainda não terem sido revelados. Há consenso que as seleções de Bernardinho e Zé Roberto jogarão no horário nobre da TV, no Maracanãzinho –um dia o feminino, no outro, o masculino, alternadamente.

Já as quatro duplas nacionais estarão nas areias de Copacabana durante o dia. Há sessões das 10h da manhã até depois da meia-noite. Ágatha/Bárbara Seixas, Talita/Larissa, Evandro/Pedro Solberg e Alison/Bruno Schmidt, porém, não jogarão as partidas da madrugada, nem sequer as noturnas, a princípio.

A decisão das medalhas no vôlei de praia, claro, já estão agendadas para começarem a partir das 22h e, como as quatro duplas estão entre as favoritas ao pódio, já não poderão fugir da luz da lua. Mas como estão mais do que acostumados a atuar sobre o sol carioca, deverão jogar as primeiras partidas mais cedo.

As emissoras detentoras dos direitos de transmissão têm forte influência na definição dos horários dos principais jogos em todos os esportes olímpicos. Os norte-americanos, por exemplo, definem junto ao COI, comitê organizador e federações internacionais os melhores horários para modalidades como ginástica e natação, frutos de enorme audiência nos EUA.

Como o vôlei é uma prioridade brasileira, os jogos das seleções feminina e masculina na quadra serão no tradicional horário “após a novela”. Nas fases mais agudas, os jogos devem ser às 22h15 (de Brasília). Assim, para transmitir o vôlei de praia brasileiro em busca das medalhas, estas partidas serão mais cedo.

Os ingressos para vôlei e vôlei de praia estão entre os mais procurados dos Jogos do Rio. Esgotaram-se rapidamente, mas, como o processo ainda continua e novos tíquetes podem ser colocados à venda, sempre há chance de conseguir uma entrada. Se não, ao menos na TV será possível torcer pelo Brasil.

X