Com rivais definidos, vôlei feminino já sabe em quais horários jogará na Olimpíada

Por Marcel Merguizo
X

A ordem dos confrontos ainda não foi divulgada, mas a seleção feminina de vôlei já sabe em quais horários jogará na Olimpíada do Rio.

Exceto pela primeira partida, em 6 de agosto, que será na sessão da tarde (com um jogo às 15h e outro às 17h), as meninas comandadas por José Roberto Guimarães atuarão no segundo jogo da sessão noturna, às 22h30. A previsão é que estes confrontos acabem por volta das 00h30.

A definição dos horários é do comitê organizador da Rio-2016 junto à Fivb (Federação Internacional de Vôlei), mas com grande influência das redes de TV donas dos direitos de transmissão. A participação das emissoras é forte em todos os esportes, cada modalidade com uma participação maior dependendo do interesse de cada país. No caso do vôlei, os brasileiros são o lado mais forte da corda.

Assim, mesmo sem saber os jogos, mas com a informação dos horários em que o Brasil está em quadra, o torcedor já tem mais claramente quais ingressos pode procurar para comprar. Ainda há tíquetes para todos os dias e sessões, exceto para as decisões masculina e feminina. As semifinais dos homens também estão com as entradas esgotadas neste momento.

Nos dias olímpicos pares de agosto –sábado (6), segunda (8), quarta (10), sexta (12) e domingo (12)– a seleção feminina vai jogar a primeira fase. Os homens atuarão nos dias ímpares a partir do dia 7. A final feminina é em 20 de agosto (às 22h15) e a masculina, 21 (às 13h15), data de encerramento dos Jogos.

As meninas do Brasil estão no Grupo A, ao lado de Rússia, Japão, Coreia do Sul, Argentina e Camarões. No B, estão EUA, China, Sérvia, Itália, Holanda e Porto Rico.

Os quatro melhores de cada grupo classificam-se para as quartas de final, com partidas eliminatórias.

A definição dos grupos na disputa masculina acontece apenas após a conclusão dos pré-olímpicos, em 6 de junho. Da mesma maneira que ocorreu entre as mulheres, não há sorteio. Os grupos são formados de acordo com o ranking mundial.

volei-feminino-rio-2016