Os cinco nadadores que farão parte do revezamento 4 x 100 m livre masculino nos Jogos Olímpicos do Rio farão uma semana de treinamento conjunto em Los Angeles, na Califórnia, a partir do próximo dia 26.
Nicolas Oliveira, Matheus Santana e Gabriel Santos viajarão para os EUA no final da próxima semana, onde se encontrarão com Marcelo Chierighini e João de Lucca –os dois treinam no país.
O treino em conjunto é uma aposta para afinar ainda mais o quinteto, que é tido como candidato a medalha olímpica. Os treinamentos ocorrerão em uma piscina alugada na metrópole norte-americana. Todos estarão sob comando de Alberto Pinto da Silva, o Albertinho, treinador-chefe da seleção masculina.
Mais do que treinar passagens, o período é visto como interessante justamente para aumentar a sintonia entre os participantes. “Serve como questão de confiança. Temos que nos sentir como irmãos”, disse Oliveira, o mais velho do grupo, que vai à sua terceira Olimpíada.
O mineiro assumiu a condição de líder do grupo. Depois da definição da seleção brasileira, em abril, no Rio, ele criou um grupo de Whatsapp com seus companheiros, sob orientação do sul-africano campeão olímpico Ryk Neethling.
O 4 x 100 m livre brasileiro foi medalhista olímpico uma vez na história, nos Jogos de Sydney-2000, quando tinha Gustavo Borges, Fernando Scherer, Carlos Jayme e Edvaldo Valério.
No ano passado, foi ouro no Pan de Toronto e quarto colocado no Mundial de Kazan, na Rússia.